"Quebra de barreiras através de conteúdos educacionais" é pauta de atividade na Expotec 2016
O ensino híbrido envolvendo a utilização de tecnologias foi o norte da palestra e oficina ministrada pelo professor mestrando em Informática, Hercílio de Medeiros, no primeiro dia de Expotec, quinta-feira, 25 de agosto.
Intitulada “Quebrando Barreiras com Conteúdos Educacionais”, a palestra buscou abordar ferramentas e noções de ensino híbrido, presencial ou à distância e metodologias ativas na aprendizagem. Segundo o professor Hercílio, o foco é trazer as novas tecnologias para a sala de aula e, dessa maneira, transpassar esse ambiente.
Através de quatro ferramentas interativas, utilizadas para amparar o processo de ensino (Kahoot, Socrative, Edmodo, Ecaths) e explanadas em conjunto com os participantes presentes, foi possível perceber e entender tais meios que possuem, por característica primordial, a inserção do estudante como principal atuante responsável pela aprendizagem.
Algumas das ferramentas abordadas na palestra transformam aprendizado em game e, através de atividades, por base síncrona ou não, motivam o uso do celular ou demais meios eletrônicos para ensinamentos, de maneira a facilitar o processo educativo e, dessa forma, trazer grandes ganhos em termos de aprendizagem, quebrando, de fato, as barreiras anteriormente existentes.
Cephas Castro (CPJ-UFPB)/Assessoria Expotec